terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Supercampeonato de 2004

Antigos: um "supercampeonato" em 2004
por Flavio Gomes

Os saudosistas podem se preparar: um supercampeonato de carros antigos será disputado em 2004 com 11 etapas em Interlagos. O regulamento da nova categoria foi apresentado na semana passada à Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) e recebeu total apoio do presidente da entidade, Rubens Carpinelli. Participarão carros nacionais e importados fabricados até 1973, com divisões em sub-categorias por cilindradas e nível de originalidade.
"Vai ser um sucesso", aposta o jornalista e artista gráfico Luiz Carlos Dantas Salomão, da revista "Época", um dos organizadores do campeonato. "Já temos mais de 15 carros garantidos no grid e a tendência é de crescimento com a quantidade de interessados que têm nos procurado."
A competição nasceu a partir dos problemas verificados neste ano nas corridas de clássicos, que tiveram grids muito pequenos em função de um regulamento restritivo e algumas falhas de organização. No último domingo, por exemplo, apenas sete carros largaram.
"Resolvemos começar tudo do zero, com um novo campeonato que não repita os erros deste ano", disse Flavio Gomes, responsável pelo site Grande Prêmio e também envolvido na organização. "Vamos abrir o leque, trazer mais carros e pilotos e resgatar de vez a memória do automobilismo brasileiro. O apoio do professor Carpinelli tem sido decisivo. Nosso campeonato não pretende substituir nenhum outro, nem concorrer com nenhuma outra categoria. Apenas faremos as coisas de um jeito mais transparente e profissional."
Alguns dos pilotos confirmados para a nova competição, que será batizada de Campeonato Paulista de Autos Antigos, deverão participar da última corrida deste ano do já existente Historic Racing Cars, no dia 14 de dezembro. "Será um ensaio daquilo que pretendemos realizar em 2004. Vamos aproveitar essa prova para testar nossos equipamentos e sentir até onde por ir a participação do pessoal", diz Gomes.
A idéia de recriar o ambiente das corridas dos anos 60 surgiu no início do ano, quando Gomes e Salomão idealizaram, junto aos organizadores do GP do Brasil de F-1, um desfile com 25 carros clássicos de corrida na preliminar da prova de Interlagos, vencida por Giancarlo Fisichella. "Aquilo deveria servir como estopim para um bom campeonato em 2003, o que infelizmente, por várias razões, não aconteceu. No ano que vem faremos o que tínhamos em mente. E se tudo der certo, o que foi um desfile na preliminar do GP do Brasil neste ano vira corrida em 2004."
A mídia para o campeonato está garantida com a criação de um "hotsite" voltado às atividades da Fasp dentro do Grande Prêmio, o maior site de automobilismo do país, ( nota minh: é pra rir ?) além de parcerias com todas as revistas de carros antigos do Brasil e com os jornais que fazem parte da rede Warm Up. "Temos outras idéias também, como envolver o TV GP fazendo programas especiais com depoimentos de pilotos e personagens que escreveram essa história 40 anos atrás. Pensamos também em realizar algumas provas de exibição de rua em cidades que, nos anos 60, fizeram corridas memoráveis, como Piracicaba, Araraquara e, mais adiante, até fora do Estado de São Paulo. Queremos mostrar essa história, não escondê-la", revelou Gomes.
São esperados para o campeonato carros como DKW, JK, Simca, Puma, Karmann-Ghia, Fusca, Alfa Romeo, BMW, Interlagos, Gordini e todos os modelos que corriam na década de 60 e no início dos anos 70. Mais informações sobre o Paulista de Autos Antigos de 2004 podem ser obtidas pelo telefone (11) 3284-2956, no período da tarde. "Estamos atrás de patrocinadores interessados, também", avisou Gomes. "Uma empresa que queira colocar sua marca como 'main sponsor' da competição ficaria surpresa com o baixo custo de um campeonato desses e com o retorno que podemos dar."

4 comentários:

Anônimo disse...

RG tenho o maior respeito pelo seu canal de informação mas gostaria de saber qual sua intenção em publicar essa história do fg não entendi poderia explicar melhor?

Anônimo disse...

É isso aí...
Depois de 4(quatro) anos a categoria se disvirtuou completamente de suas origens - vide lançamento descrito pelo Flavio Gomes.
Pretendemos reiniciar tudo novamente...
Desta vez aprendemos...Vamos ficar atentos e manter a todo custo a origem do antigomobilismo e a paixão pelas corridas das décadas de 60 e 70...
Alfredo Gehre

Renato Giordano disse...

O Alfredo já respondeu acima o que a postagem significa...
Vamos começar de novo...
Abs.
RG

Anônimo disse...

"o maior site de automobilismo do país, ( nota minh: é pra rir ?)"
Na maior boa, só não entendi isso!
Explica isso, tipo deixar claro, pois como vc. investe seu tempo e trabalho na categoria, Eu dedico parte do meu acreditando nas pessoas!.