Criamos um grupo de pilotos e preparadores para que possamos melhorar e corrigir nosso regulamento técnico em pontos que acreditamos ser os mais importantes nas questões de segurança e custo, os quais estão abaixo citados com suas correspondentes correções e alterações propostas...
VEÍCULOS PERMITIDOS
Veículos de série nacionais e importados fabricados até o ano de 1979.
Em caso de veículos semelhantes desde que a mecânica seja a mesma, como é o caso do Passat, Chevette, Corcel II e outros carros nacionais ou importados com data de fabricação posterior a 1979, os mesmos serão permitidos desde que tenham a mesma aparência dos modelos fabricados até 1979.
VW Fusca será permitido com motor até 1.300cc para a Divisão 1 e até 1.600cc para a Divisão 2.
Serão permitidas também as variações hatch e perua e de todos os veículos acima desde que respeitem o ano de fabricação e ou a aparência e motorização até 1979.
CHASSIS
Não serão permitidos carros que originalmente utilizem motor entre-eixos e/ou central com exceção dos veículos abaixo que terão seus pesos acrescidos:
Porsche 914 - + 100 Kg
Porsche 550 - + 30 Kg
Os dois modelos de réplicas de Porsche 356 montados sobre o chassi de VW e os montados sobre chassi tubular onde ambos utilizam motor traseiro, também terão seus pesos acrescidos em 20 Kg.
MODIFICAÇÕES NÃO PERMITIDAS
Fica vetada a utilização dos itens abaixo:
- Controle eletrônico de frenagem
- Controle eletrônico de tração
- Uso de válvulas reguladoras de pressão de pneus
- Uso de mini saia flexível
- Pré-aquecimento artificial de pneus
- Uso de material diferente de ferro/aço nos discos ou tambor de freio.
CARROCERIA
Fica proibido o rebaixamento do teto.
Proibido o uso de chapa de alumínio ou fibra de vidro embaixo na traseira.
Permitido a substituição do capo do motor, para lamas, portas e porta-malas, por peças iguais feita em fibra de vidro.
PESO DO VEÍCULO
- Divisão 1: 740 kg com piloto.
- Divisão 2: 780 kg com piloto
- Divisão 3: 850 kg com piloto
MOTOR
- Proibido a utilização de pistões tipo “Boxer” de dois anéis.
- Proibido o uso de peças internas no motor que não sejam fabricadas em aço, alumínio, plástico ou bronze.
Só será permitida a utilização de peças nacionais ou do MERCOSUL para a preparação dos motores de todas as Divisões. Será permitida a utilização de cabeçotes diferentes dos originais do motor desde que seja nacional ou MERCOSUL.
Todos os blocos de motores de todas as divisões deveram ser de fabricação nacional ou MERCOSUL.
Divisão 1 – deverá ser original do veículo.
Divisão 2 – deverá ser original do veículo.
As réplicas de Porsche 550 e 356 deverão utilizar motores a ar até 1.600cc.
Divisão 3 – permitido substituir o motor original do veículo por outro motor de 4 cilindros de fabricação nacional e/ou MERCOSUL.
EXCEÇÕES DE MOTORES
Permitido a utilização de motores FORD CHT 1300cc e cambio de Corcel com 4 velocidades, apenas nos veículos DKW, Gordini, Interlagos e similares sem alterar sua divisão.
Serão permitidos os seguintes carros para a Divisão 2, Passat, Corcel e o Chevette com motores até 1.600cc originais e câmbio de 4 marchas.
CARBURADORES PERMITIDOS
Divisão 1 – Permitido o uso de duas borboletas com diâmetro máximo de 32 mm.
Divisão 2 – Permitido o uso de duas borboletas com diâmetro máximo de 32 mm.
Divisão 3 – Permitido o uso de duas borboletas com diâmetro máximo de 34 mm.
TRANSMISÃO PERMITIDA
Divisão 1 e 2: carcaça original do veículo.
Divisão 3: livre, mas obrigatoriamente deve utilizar componentes nacionais e do mesmo fabricante do veículo.
É obrigatório ter marcha ré funcionando, em todas as divisões.
Proibida transmissão de competição seqüencial.
Proibido o uso de transmissões com mais de 5 marchas à frente.
RELAÇÕES DE TRANSMISSÃO PERMITIDAS
Relações de marchas livres e diferencial livre, desde que utilize componentes de fabricação nacional.
SUSPENSÃO
Divisão 1, 2 e 3 Todos os veículos deveram manter suas suspensões e pontos de fixação originais. O retrabalho é livre, mas devem-se utilizar obrigatoriamente componentes nacionais.
SISTEMA DE DIREÇÃO
Divisão 1, 2 e 3 Original do veículo sem modificações.
Acreditamos que com essas modificações possamos prossegir com o crescimento da categoria interrompido no final de 2007...
Comentem...
5 comentários:
Uma dúvida; motor CHT 1300 cc? Vão ter que reduzir a cilindrada? Até onde sei os CHT saíram com 1600cc.
Boa Noite Cesar...
Colocamos como sugestão de regulamento a substituição dos motores do DKW, INterlagos e Gordini por CHT, essa denominação serve tanto para os primeiros motores do Corcel I como também para os motores dos primeiros Escorts fabricados no Brasil em 1984 que recebiam em suas versões básico e L os motores de 1300cc à gasolina com 56,8 cv e à álcool com 63,5 cv.
Abs.
Olá Renato, primeiro parabéns pelo Corcel, anda bem e está muito bonito.
Como espectador e alguns conhecidos no meio, e aproveitando o espaço aberto aqui, gostaria de fazer alguns comentários tentando colaborar com a idéia de redução de custos, diminuição na diferença de tempos e manter o grid cheio. Como não participo nos detalhes das discussões na categoria, pode ser que algumas sugestões aqui já foram discutidas ou por algum motivo que não tenho conhecimento, não sejam aplicáveis.
1. Carros participantes, creio que deverão manter os Fiats Europa e Oggi, assim como no adendo do ano passado.
2. Inspirado na GT3, limitar a quantidade de tipo de veículos por categoria, por exemplo 6 pumas, etc, para evitar que a categoria vire Puma-AP2.0 e assim fazendo com que o pessoal busca opções diferentes enriquecendo o grid com outros modelos.
3. Motores, tem que se criar maneira de incentivar a utilização de motores antigos, assim como você faz, apesar de em geral terem um custo de preparação e manutenção maior que os APs. Imagino que acabar com a divisão 3 vai contra a idéia de redução de custos e aumento de grid... Me pareceu muito boa a idéia de limitar a um carburador de corpo duplo único e de 34mm de borboleta para esta divisão, tirando assim as dupla-weber e ajudando a redução de custos e aproximação dos tempos e também fazendo com o que mesmo com um outro motor não fique tão atrás, o que no final ninguém gosta. Ótimo também a exigência de se utilizar somente peças nacionais/mercosul, acabando com comandos importados, pistões e bielas e até cabeçotes. Parabéns.
4. Pesos: Aqui eu realmente não entendi... se a idéia é aproximação dos tempos, com o aumento do peso para a divisão 2 e diminuição na 3, o que se verá é Pumas APs mais leves e fazendo 1:55 e os Corcel, Fiat, Fusca continuando a os 2:15 / 2:20 , ou seja, mais de 20seg de diferença, me parece até perigoso.
Minha humilde sugestão seria exatamente o oposto, aumento na D3, e redução de peso na divisão 2. Apesar de que se pode pensar que todos buscaram reduzir os pesos de seus D2 e aumentar os seus custos, o que na verdade poderá acontecer, em minha opinião, é um custo inicial, que não será muito elevado (gaiolas novas, partes em fibras), porém não terá mais custo algum após o carro montado. E por tabela, carro mais leve virá mais tempo, fazendo com que o “ímpeto” de preparar mais e mais o motor diminua, e vc sabe que aí vai o dinheiro e não é só no inicio, quanto mais preparado, mais manutenção... carro mais leve gasta menos pneu também e exige menos do motor.
Outro ponto ainda sobre peso, é que somente se coloca um peso único para a Divisão 2. Não seria adequado pesos distintos também dentro desta divisão para cada categoria? Pois assim, um fuca que corre na D2C1 tem o mesmo limite de peso de algum opala 2.5 que queira entrar na D2C3.
Obrigado pelo espaço aberto,
Um Abraço
Flávio
Boa tarde Flavio... Primeiro gostaria de agradecer o comentário muito bem feito, é assim mesmo que deveria funcionar, várias pessoas de ambos os lados com o mesmo intuito de melhorar cada vez mais nossa humilde categoria... Obrigado...
Respondendo os pontos que você levantou:
1 - O adendo dos Fiats continua sim...
2 - Quanto a limitação do número de carros, fica um pouco dificil porque pelo preço praticado hoje pela Fasp no valor das inscrições que é de $710,00 não são muitos os carros que correm todas as etapas e a limitação da quantidade de carros que seria por um lado ótimo pela diversidade dos carros poderia ser complicado de administrar na hora da inscrição...
3 - A limitação dos carburadores é uma das únicas opções que temos para diminuir a velocidade dos carros da D3 e alguns da D2 que já chegaram a marcar 214Km/h na reta dos boxes, sem segurança nenhuma para carros antigos e de nesse caso todo de fibra, sem contar que a manutenção de um carburador duplo 34 ou dois solex 32 no caso dos motores a ar é muito mais barata...
4 - Peso: Ainda bem que vc nos alertou sobre a redução do peso da D3, vamos voltar para os 850 Kg do ano passado, na D2 o peso continua o mesmo também 780 Kg e somente o peso das réplicas será acrescido devido a posição do motor da Porsche 550 que é central e ficara com mais 30 Kg e a Porsche 356 que tem o chassi tubular e também será acrescida com peso extra de 20 Kg. A D1 teve seu peso reduzido de 780 para 740 Kg.
Quanto aquelas divisões maluca que foram criadas no final do ano passado estamos tentando voltar o que era antes com apenas três divisões, 1, 2 e 3...
Abs.
Olá Renato,
Entendo que administrar estes campeonatos assim como regulamentos não seja nada fácil, são muitos interesses, falta de bom senso, questões financeiras, etc. Sobre regulamentos então... imagino a posição de quem este recebendo todos os comentários, com certeza no meio sempre aparecem os que realmente estão em pró da categoria e outros com o intuito de “puxar a sardinha para o seu lado”, como vc bem deve saber...
Parabéns de novo por abrir este espaço e tentar coordenar as sugestões recebidas junto ao grupo. Acredito me confundi com peso X categoria, já que com esta invenção da Fasp da nova classificação (que digo novamente como espectador, de nada valeu já que não apareceu nenhum inscrito de outras categorias), pois tinha interpretado que estão elevando o peso da categoria aonde vc corre de 750kg para 780kg.
Um Abraço,
Flávio
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