terça-feira, 8 de julho de 2008

Regulamento Fórmula Classic RS

I - Disposições gerais

ART. 1º - Podem participar do evento carros nacionais com no mínimo 30 anos e importados com no mínimo 25 anos.
1.1 - Réplicas e esportivos nacionais feitos em fibra serão aceitos sem limite de idade.
1.2 - Somente carros que mantenham as linhas originais de fábrica e com ótima apresentação serão admitidos na competição.
1.3 - Não será permitida a inscrição de veículos que já possuem categoria especifica.
1.4 - Não será permitida a inscrição de veículos utilitários.
1.5 - Será permitida a inscrição de mais de um piloto por veículo.
1.6 - Cada etapa terá duas baterias e treino classificatório realizado no mesmo dia.
1.7 - Antes da prova será realizado um “Breifing” com presença obrigatória de todos competidores.
1.8 - A largada da competição será tipo NASCAR (largada lançada), ou seja, com os carros em movimento e segundo a ordem dos tempos obtidos nas tomadas de tempo. Para a segunda bateria vale a ordem de chegada da primeira. Ambas com volta de apresentação e “Pace Car”

II - Informações sobre categorias

ART 2º - Serão aceitos na Fórmula Classic todos os veículos que se encontrarem nos art(s) 1º, 2º, 3º, 4º e 5º, divididos nas seguintes categorias:

Cat. A - Carros até 1200cc - Originais, sem preparação.
Cat. B - Carros de 1201cc a 1800cc - Originais, sem preparação.
Cat. C - Carros de 1801cc a 3800cc - Originais, sem preparação.
Cat. D – Carros com preparação leve.
Cat. E – Carros acima de 3801cc e livremente preparados.

ART 3º - Categoria A, descrita acima, serão permitida as seguintes alterações:

1 - Carburação - pode ser trabalhada, desde que seja original do carro.
2 - Escapamento - livre.
3 - Suspensão - pode ser trabalhada no sentido de rebaixamento e cambagem, desde que seja mantido o conjunto original do carro.
4 - Freios - freios a tambor poderão ser substituídos por freios a disco.
5 - Amortecedores - livre.
6 - Pneus - recomenda-se o uso de pneus radiais.
7 - Refrigerações do motor (água e óleo) - podem ser melhorados através de radiadores.
8 - Bancos - podem ser substituídos por bancos de competição, ficando liberada a remoção dos outros.
9 - É permitida a retirada de pára-choques.
10 - É permitida a retirada da forração interna.

Cat. B e C

· Carros totalmente originais (Grupo 1 – FIA)
Permitido somente melhorar a suspensão como rebaixar e amortecedores mais duros. Uso de pneus radiais e rodas de no máximo 6 polegadas.

Cat. D

1 – Motor – Pode ser trabalhado o cabeçote, pode ser substituída a carburação do tipo simples para o corpo duplo. Comando de válvulas original do carro. A refrigeração do motor – Água/Óleo pode ser melhorada através de radiadores.
2 – Suspensões, freios, amortecedores e rodas – Livres
3 – Pneus Radiais
4 – Interior – Livre – pode ser removido os bancos, laterais, forração, painel, etc.
5 – Vidros – podem ser substituídos os vidros laterais e traseiros por acrílico.
6 – Pára-choque – é permitida a retirada de pára-choques.

Categoria E:

1 - Motor - preparação livre.
2 - Turbo – Não é permitido 3 - Pneus - liberado os uso de Pneus de Competição.
4 - Rodas - Livres.
5 - Carroceria - pode ser alterada em alargamento de para lamas, substituição dos vidros laterais e traseiro por acrílico, tomadas de ar, desde que mantenha a linha original do veículo.
6 - É permitida a retirada de bancos e forração interna.
7 - É permitida a retirada de escapamento.
8 - É permitida a retirada de pára-choques.
9 – Os veículos importados podem ser usados motor e câmbio não original do carro, desde que o conjunto pertenciam de carros fabricados com no mínimo 25 anos.
10 – É permitida a substituição dos motores Volkswagen a ar por motores Volkswagen refrigerados a água.
OBS.: nos itens 9 e 10 os carros somente participarão na categoria E (Força Livre).

III - Segurança

ART 4º - São itens indispensáveis a todas as categorias:
1 - Os veículos devem portar os números de identificação fornecidos pela organização.
2 - Os veículos deverão portar na porta do motorista: nome, tipo sanguíneo e fator RH de cada piloto inscrito no carro.
3 - Extintor de incêndio.
4 - Sinto de segurança, recomenda-se o uso de cinto tipo “4 pontas.”
5 - Boas condições de pneus.
6 - Pilotos devem utilizar fardamento de competição (macacão, luvas e capacete).
7 - Todos os carros e pilotos serão submetidos a uma avaliação previa da organização da prova e vistoria técnica no dia da prova.

IV - Espaço de publicidade e propaganda

ART 5º - todos concorrentes deverão reservar uma área no veículo para fixação de publicidade dos patrocinadores do evento.
5.1 - Falta de qualquer publicidade (adesivos) no veículo, cedida pelo organizador, implicará em anulação da inscrição.
5.2 - Serão distribuídos troféus aos três primeiros colocados de cada categoria e troféus de participação.


V - Disposições finais

1 - A organização da prova pode aceitar ou recusar a inscrição de determinado carro ou piloto.
2 - Para esta prova o acesso ao Box é liberado para os participantes.
3 - A direção da prova se reserva o direito de interromper ou cancelar treinos e provas, caso necessário por motivos de segurança.
4 - Durante a tomada de tempo e a competição serão observadas as normas de segurança e disciplina, ficando as mesmas sob responsabilidade dos pilotos inscritos.
5 - A FGA, a AGA – Associação Guaporense de Automobilismo e demais organizadores eximem-se de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrações cometidas ou acidentes causados pelos participantes, ou terceiros, durante os treinos e provas. Esta responsabilidade será exclusivamente daquele que as tenha cometido ou de seu responsável legal.
6 - Este regulamento tem força da Lei desportiva, em conformidade com os princípios estabelecidos.



*Informações pelo tel/fax - (51) 3248.16.30

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